Plantas para apartamento: vantagens que vão além da decoração do seu lar

Quando se pensa em decoração para apartamentos, as plantas sempre são lembradas como uma boa opção. Porém, se engana quem imagina que as plantinhas são meramente decorativas, elas oferecem também benefícios mentais e físicos para os moradores. 

Entre alguns pontos positivos que um jardim dentro do apartamento pode oferecer é a serventia como uma peneira de poluição, além de reduzir o estresse dos moradores. 

Tendo isso em mente, o próximo passo é dar início ao jardim interno no lar. Entretanto, muitas pessoas não têm ideia de quais plantas se adaptam melhor ao espaço. Por isso, leia esse artigo e saiba todas as vantagens, como ter sua plantinha e as melhores opções.

Fique por dentro: Academia em condomínio: como criar as normas para uma boa utilização e gestão

Devo ter plantas no meu apartamento?

 

Se você nunca foi muito chegado em plantas, mas está pensando se deve ou não embarcar nessa jornada, confira alguns bons motivos para contar com essa decoração no seu apartamento.

Ar mais puro e saúde melhor – investir em plantas, além de embelezar o ambiente elas ajudam na saúde dos moradores. Ou seja, elas possuem a capacidade de filtrar os poluentes.

Decoração colorida e mais vida no seu lar – um espaço com plantas deixa o seu cantinho mais vivo, com toque de cor que abrilhantam os cômodos. Mesclar plantas floridas e sem flores deixa o espaço mais bonito e decorado.

Contribuição para a sensação de bem-estar – plantas ajudam nessa sensação. Além de reduzir a pressão sanguínea  e aliviar o estresse, melhorando a qualidade de vida.

Um sono melhor – é isso mesmo. Algumas espécies de plantas, como margaridas, por exemplo, liberam oxigênio durante a noite. Com elas próximas à cama é possível ter um sono mais leve e gostoso.

Ambiente mais fresco – outro ponto positivo para as plantas está no fato de que elas ajudam a amenizar o calor. Ou seja, você vai ter um apê mais bonito e fresquinho.

Mente sã – cuidar de plantas pode ser uma terapia muito boa. A atividade acalma e alivia a ansiedade, podendo se tornar um hobby interessante após um dia longo e corrido.

O que é preciso fazer antes de comprar as plantinhas

 

Antes de comprar a sua plantinha, é preciso saber que o seu apartamento tem que atender algumas condições para que ela possa se desenvolver bem e proporcionar os benefícios já citados. Confira abaixo.

Iluminação toda planta precisa de luz, sem isso não é possível realizar a fotossíntese. Portanto, não crie mudinhas em locais fechados no apartamento. Portanto, pesquise bem as particularidades de cada planta escolhida, algumas precisam de sombra, outras de meia-sombra e também as que necessitam de sol pleno. 

Água – são poucas as plantas que precisam ser regadas diariamente. A água presente no solo demora mais para secar. Portanto, se insistir em regras diárias, as raízes ficarão encharcadas e, com o tempo, não vingarão.

Cuidado com as correntes de ar – não se esqueça que ventos fortes podem queimar e ressecar as folhas das plantas. Por esse motivo, escolha um local adequado no seu apê. Entretanto, é preciso dedicar um tempinho para cuidar das mudas, por isso leve em consideração quanto tempo você tem para essa atividade.

As melhores plantas para ter em apartamento

 

Agora que está mais claro os benefícios das plantas e como cuidar em apartamentos, separamos uma lista com as melhores opções para decorar e melhorar o seu lar.

Lança de São Jorge – uma das mais recomendadas para ser cultivada no apê. Além de ser fácil de cuidar, não é necessária muita adubação e poucas regas.

A Lança de São Jorge consegue se desenvolver mesmo em ambientes com pouca luz, sendo perfeita para aqueles cantinhos dos cômodos.

Rosa de Pedra – é uma espécie de suculenta que é sucesso na decoração, graças ao seu formato que lembra o de uma rosa tradicional. Não exige muitos cuidados, é preciso regar somente quando o solo estiver seco. 

Ela se desenvolve bem sob o sol, mas pode também ser colocada a meia sombra.

Palmeira-Ráfis – essa planta com ar rústico é ótima para ambientes internos. Necessita de um solo com boa capacidade de drenagem e deve estar próxima das portas e janelas. 

A Palmeira-Ráfis precisa ser regada uma ou duas vezes por semana. 

Outros tipos de plantas

Mini Cacto – esse é um tipo de cacto que não precisa de luz, portanto jamais exponha a planta diretamente a luz do sol. O seu desenvolvimento é melhor em locais fechados e deve ser regada sempre que a terra estiver seca, normalmente uma vez por semana.

Pau D’Água – esse arbusto deixa o ambiente muito encantador e é perfeito para decorar mesas ou o seu escritório particular. Bastante resistente ao ar-condicionado, se adapta bem em ambientes com esse aparelho. 

O Pau D’água não precisa ser regado sempre, somente quando a terra estiver seca e não tem a necessidade de ficar exposto ao sol.

Violeta – essa já é uma velha conhecida de quem adora plantas e decoração. A planta é encontrada em diversas cores, isso possibilita que você escolha aquela que mais combina com o seu lar. 

A Violeta deve ser regada apenas duas vezes por semana, com leves borrifos nas folhas.

Zamioculca – com um nome extravagante, essa planta não é muito conhecida, mas perfeita para ambientes internos e de baixa manutenção. Outro ponto positivo é que ela continua bela, mesmo quando o dono esquece de cuidar das plantinhas por uns dias.

Ela é perfeita para quem tem um estilo de vida muito corrido e deseja uma planta fácil para cuidar. Necessita ser regada só uma vez por semana e se adapta bem em ambientes com pouca ou muita luz. Evite apenas o contato direto com o sol para não queimar suas folhas.

Begônia – uma planta que se adapta muito bem a apartamentos, além de ter flores lindas. Se encaixa em cômodos pequenos e deve ficar longe da luz direta do sol, mas isso não significa que ela não precise de iluminação. Ao regar não molhe as folhas, foco na terra.

Cuidados necessários com as plantas no apartamento

 

As plantas que são cuidadas em apartamentos precisam de alguns cuidados diferenciados. Isso acontece pois elas não possuem as mesmas condições oferecidas em locais abertos ou jardins, por exemplo. 

Para que elas deixem o seu lar mais aconchegante, cheio de vida e ofereça benefícios para sua saúde é preciso tomar algumas atitudes listadas abaixo:

Escolha o vaso correto – para ambiente interno os de cerâmica são os mais indicados, já que evitam o excesso de umidade, permitindo que a raiz possa respirar.

Realize um adubo periódico – esse processo precisa acontecer a cada dois ou três meses, aproximadamente.

Cuidado quando for regar – observe se a terra está úmida, um pouco ou totalmente seca. Algumas espécies reagem melhor a ambientes mais secos, fica alerta a esse detalhe.

Atenção com a luz – como já explicamos, algumas plantinhas aceitam mais luz, outras menos. Não se confunda e tenha esse pormenor sempre em mente.

Agora que você já sabe tudo sobre plantas em apartamentos é chegada a hora de comprar a sua predileta para decorar o seu lar e aproveitar esse novo estilo de vida. 

A Guardian Condo semanalmente prepara artigos especiais sobre a vida condominial, por isso acompanhe o nosso blog e fique por dentro das melhores dicas, informações e notícias.