Ter uma academia em um condomínio se tornou um diferencial. Esse equipamento, aliás, é bastante procurado por quem procura um novo lugar para viver. Nesse sentido, muitos empreendimentos são construídos com o serviço em sua planta.
Antes de tudo, é preciso saber que a academia é um local de uso coletivo, portanto é necessário estabelecer algumas regras para que o ambiente seja seguro, com os equipamentos em bom funcionamento para evitar acidentes.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a criação das regras e normas para a utilização da academia no condomínio está sob a responsabilidade do síndico. Ou seja, é preciso ser apresentada para os moradores e aprovada em assembleia.
Fique por dentro: Saiba como enxugar em até 70% os gastos do condomínio
Como elaborar uma gestão eficaz para a academia em condomínio
Já é de conhecimento de todos que o síndico tem como uma de suas responsabilidades garantir a preservação e a boa utilização das áreas em comum dos condomínios. E a academia faz parte dessa lista e precisa de atenção, já que o espaço tem muitos equipamentos e se utilizado de forma incorreta pode causar acidentes aos moradores.
Nesse sentido, o espaço precisa ser monitorado por colaboradores que devem orientar os condôminos sobre as normas de funcionamento. Confira abaixo algumas ações que podem auxiliar na boa gestão da academia.
Elabore um regulamento para o uso da academia – como qualquer outro lugar do condomínio, a academia precisa ser regulamentada pelo síndico. Isso pode ser feito em uma assembleia onde as regras serão estabelecidas.
Nela deve ter claro alguns aspectos como o horário de funcionamento, faixa etária permitida para utilização, normas de uso dos equipamentos, orientação para os colaboradores em casos de acidentes, entre outros temas.
Com as regras claras e aprovadas, é necessário registrar no regimento interno do condomínio e comunicá-las para todos os moradores.
Fiscalize e faça a manutenção periódica dos equipamentos – é preciso ter muita atenção com a conservação dos aparelhos de musculação. Ou seja, é preciso periodicamente realizar uma manutenção para aumentar a segurança dos moradores e evitar acidentes.
Em outras palavras, é necessário ter em mente que com o passar do tempo os aparelhos da academia vão se desgastar, por isso, é fundamental fazer a revisão e os reparos necessários. Lembrando que esses gastos devem estar previstos no planejamento da administração.
Tenha o controle e monitore os acessos ao local – temos que lembrar que apesar do número de vacinados aumentar a cada dia e os casos graves diminuírem, a Covid-19 ainda não foi embora. Portanto, é necessário manter um certo distanciamento e definir um número máximo dos frequentadores, especialmente nesses espaços que tendem a ser fechados.
Fazendo isso, o síndico garante a preservação da saúde dos moradores que frequentam a academia. Porém, não se esqueça de monitorada para ver se a norma está sendo respeitada por todos.
Utilize a tecnologia para ajudar na administração da academia – um bom aplicativo de gestão pode auxiliar no controle do espaço. E a Guardian Condo conta um software perfeito para o seu condomínio.
Com o App Guardian Condo é possível:
Realizar o cadastro dos moradores do condomínio;
Agendamentos dos espaços em comum, isso inclui a academia;
Efetuar enquetes para saber como está a satisfação dos condôminos;
Enviar recados oficiais para os moradores;
E muito mais.
Com essas dicas a administração da academia no condomínio ficará muito mais simples e eficaz, garantindo o contentamento de todos os moradores.
Não se esqueça de continuar acompanhando o nosso blog para ter acesso às melhores informações sobre a vida em condomínio.