Condomínio Residencial ou Condomínio Comercial: entenda as principais diferenças

 

O condomínio é um espaço que agrega várias unidades residenciais, comerciais ou salas comerciais, permitindo a convivência de diferentes proprietários em um mesmo local. Nele, os condôminos colaboram conjuntamente na definição das normas de convivência, as quais requerem aprovação da maioria e compartilham as despesas de manutenção do ambiente.

Os condomínios podem ser categorizados principalmente em dois tipos: residenciais e comerciais.

Tanto o condomínio residencial como o condomínio comercial possuem unidades imobiliárias pertencentes a diferentes proprietários e áreas comuns compartilhadas por todos os condôminos. Cada um desses condomínios elege um síndico para atuar como representante do coletivo, garantindo a gestão adequada das atividades internas.

Apesar das semelhanças, é fundamental entender suas distinções e propósitos específicos. Leia o artigo até o final e entenda essas diferenças. 

Saiba mais: Inteligência Artificial é tendência em condomínios

 

Como são os condomínios residenciais?

 

Um condomínio residencial é um conjunto de residências que pode ser organizado de forma vertical, com uma ou mais torres de prédios, ou horizontal, com casas independentes.

Conforme sugere o nome, o propósito principal de um condomínio residencial é proporcionar um espaço para moradia de pessoas interessadas em residir naquele local.

Além das unidades imobiliárias privativas, esse tipo de condomínio dispõe de espaços compartilhados entre os moradores, tais como a portaria, escadas e elevadores. Alguns condomínios também oferecem áreas de lazer, como piscina, salão de festas e quadra esportiva.

Para garantir a convivência harmoniosa, todo condomínio residencial deve estabelecer um regimento interno que define as regras de comportamento e convivência entre os moradores. Esse documento pode ser atualizado sempre que necessário, contudo, para que as modificações tenham validade, é preciso serem aprovadas pela maioria simples dos residentes.

A administração de um condomínio residencial pode ser realizada por um síndico, que pode ser um morador eleito pelos condôminos ou um síndico profissional contratado, ou ainda por uma empresa especializada em gestão de condomínios.

No ambiente do condomínio residencial, os moradores podem ser tanto proprietários das unidades imobiliárias como inquilinos.

 

 

 

Como é estruturado um condomínio comercial?

 

Um condomínio comercial pode assumir tanto uma forma vertical como horizontal. Geralmente, a maioria desses condomínios é organizado verticalmente, com uma ou mais torres que abrigam diversas salas comerciais. No entanto, também existem condomínios comerciais horizontais, que costumam ser compostos por vários galpões comerciais.

Em um condomínio comercial, é comum encontrar uma diversidade de profissionais que trabalham no mesmo edifício, tais como médicos, advogados e contadores, entre outros.

Ao contrário dos condomínios residenciais, os condomínios comerciais apresentam uma maior variação em relação ao tamanho das salas disponíveis. Isso acontece porque uma empresa de grande porte pode alugar e combinar várias salas, enquanto uma empresa menor ou um profissional autônomo pode ocupar apenas uma unidade.

Além disso, nos condomínios comerciais, a maioria das pessoas que utilizam esses espaços são inquilinos que alugam as salas de proprietários. Portanto, a maioria dos ocupantes desses locais não são os proprietários, mas sim os inquilinos.

Assim como nos condomínios residenciais, os condomínios comerciais também elegem um síndico, possuem uma convenção e regimento interno e podem optar por contratar uma administradora de condomínio para cuidar da gestão.

 

 

 

E um condomínio misto? Como ele funciona?

 

Os condomínios mistos caracterizam-se por integrar uma área residencial e outra comercial, sendo cada vez mais frequentes nas grandes cidades.

Em sua maioria, os condomínios mistos também adotam uma estrutura vertical. Geralmente, a parte comercial está localizada no térreo ou nos primeiros andares do edifício, enquanto a área residencial ocupa os pavimentos superiores. Essa disposição permite que o acesso à área residencial seja restrito aos moradores.

É essencial que as lojas instaladas em um condomínio misto atendam às necessidades dos residentes. Portanto, é comum encontrar estabelecimentos como salões de beleza e mercearias nesse tipo de condomínio, visando atender às conveniências dos moradores.

Um dos benefícios do condomínio misto é a possibilidade de obter receitas adicionais provenientes do aluguel de espaços comerciais, o que pode aumentar a arrecadação do condomínio e, consequentemente, reduzir as taxas condominiais pagas pelos moradores. No entanto, isso só se aplica caso os espaços comerciais sejam de propriedade do próprio condomínio.

 

 

 

Quais são os desafios de se administrar um condomínio comercial?

 

A administração de um condomínio comercial difere consideravelmente da gestão de um condomínio residencial. Isso se deve, principalmente, ao fluxo significativamente maior de pessoas no ambiente comercial, com visitantes variados a cada dia.

Devido a essa dinâmica, o síndico de um condomínio comercial deve priorizar a segurança implementando medidas adicionais. A tecnologia é aliada nesse sentido, com a instalação de câmeras nos elevadores, corredores e halls de entrada, proporcionando uma vigilância mais abrangente.

Além disso, cada visitante que adentra o condomínio precisa ser devidamente cadastrado. Antes de acessar uma sala comercial, é fundamental que se registre na recepção, fornecendo informações de um documento de identificação e tirando uma foto. Essas práticas simples, no entanto, são essenciais para um controle mais eficiente dos acessos, aumentando a segurança tanto dos condôminos quanto dos visitantes.

Outra particularidade da gestão de um condomínio comercial é a necessidade de administrar mais funcionários. Dada a presença de mais trabalhadores nas áreas de limpeza, recepção e segurança, é comum contar com a figura de um gerente predial, responsável por coordenar o dia a dia e liderar a equipe de colaboradores. Esse profissional é essencial para manter a operação fluida e eficaz do condomínio comercial.

 

Fique por dentro: Condomínios são mais valorizados com sistemas avançados de segurança

 

Um morador pode exercer atividade comercial em um prédio residencial?

 

Na maioria dos condomínios, não há restrições para a atuação de profissionais liberais ou autônomos, permitindo que pequenos empresários realizem atividades profissionais em suas residências, como receber alguns clientes.

Entretanto, caso o condomínio opte por não permitir esse tipo de atividade, é imprescindível que tal restrição esteja claramente especificada nas regras do condomínio.

O condomínio residencial e o condomínio comercial desempenham funções distintas e requerem abordagens de administração diferentes.

Independentemente do tipo de condomínio, é essencial que o síndico adote as normas da convenção e do regimento interno para administrar o local e, sempre que necessário, realize atualizações no regulamento interno a fim de adequá-lo às necessidades dos condôminos.

Gostou do conteúdo? Então acompanhe o nosso blog para ter mais informações sobre vida condominial. Aproveite e compartilhe esse artigo com os amigos.