05 melhorias para colocar em prática no seu condomínio em 2023

 

Muitas vezes, na hora de decidir o novo lar da família, os futuros moradores de um condomínio buscam um local com benefícios.

Afinal, o sonho de ter uma residência própria, é o sonho de 87% dos brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Datafolha. Sendo esse o local onde irão viver pelos próximos anos, é bom encontrar um condomínio que preze por um espaço com benfeitorias. 

E para o próximo ano, o que você acharia do seu condomínio passar por algumas mudanças e investir em segurança e conforto? Aqui separamos 05 dicas para obras que podem ser realizadas em 2023.

Fique por dentro: Natal: Como decorar o apartamento para comemorar as festas de fim de ano?

Como investir no condomínio para o ano que vai começar?   

 

Além de ser um atrativo a mais para novos moradores, melhorias nos condomínios podem ajudar em uma constante valorização imobiliária, ao mesmo tempo que oferecem qualidade de vida para quem já mora no local.

Portanto, é preciso levar essas ideias e sugestões para as reuniões entre síndico e moradores para serem aprovadas. Nesse sentido, entre as sugestões temos em nossa lista ideias para aumentar a segurança, embelezar a fachada do prédio, acessibilidade, entre outras. 

Agora é hora de conhecer as ideias para deixar o seu condomínio acolhedor e valorizado para 2023 e os próximos anos. 

Sistemas de segurança modernos

 

Quando pensamos na segurança do prédio, contar com uma portaria remota é um grande diferencial. Esse sistema moderno, onde o condomínio é cuidado por uma central de monitoramento 24h, garante muito mais proteção para os condôminos. 

Em locais com essa tecnologia não se faz necessária a presença de uma pessoa no local para abrir e fechar portões, por exemplo. Nesse sentido, a chance de alguma atividade criminosa pegar algum profissional desprevenido não existe. 

Com a portaria remota o controle do acesso de pedestres e veículos acontece com muito mais conforto e segurança.

Estrutura interna da fachada sempre em dia

 

É natural que aquele aspecto de novo, pintura em dia, com o passar do tempo vá ficando para trás. Eventualmente, em alguns casos a fachada do condomínio pode até ficar com aquela cara de abandono, com paredes sujas e lâmpadas queimadas. 

Para que isso seja evitado, é bom investir em alguns cuidados simples no prédio. Entre eles estão: 

  • Sistema inteligente de irrigação para manter o gramado bem cuidado;
  • Renovação da pintura das áreas comuns e externas do condomínio;
  • Trocar as lâmpadas que apresentarem defeito ou queimarem;
  • Manter os locais onde os pets passeiam limpos e higienizados

Dispositivos que ajudem na economia de água e energia elétrica

 

Esses dispositivos não podem faltar no condomínio. Muito utilizado nas áreas comuns, eles ajudam na redução das contas de água e luz do prédio. Em outras palavras, o dinheiro que seria gasto na fatura pode ser revertido para outras melhorias.

Para que isso aconteça, é preciso investir em sensores que desligam a luz quando não há movimento nos espaços, descarga que economize água e torneiras com controle de vazão de água. 

Essa dica aqui também vale para os moradores que podem estender essa melhoria no apartamento. Dessa forma, conseguem diminuir as despesas mensais da família.

Revitalização e manutenção das áreas de lazer do condomínio

 

Esses espaços do condomínio tendem a sofrer bastante com a ação do tempo. Por esse motivo, é fundamental que a manutenção e, quando preciso, a revitalização, aconteça nos espaços comuns e de lazer.

E nessa lista estão os brinquedos do playground infantil, a churrasqueira, quadras esportivas e piscinas do prédio. A academia, apesar de não ser em local aberto, merece também a atenção do condomínio.

Acessibilidade para todos

 

A acessibilidade é fundamental em todos os espaços. No condomínio não seria diferente. Nesse sentido, é bom pensar em um local mais acessível para oferecer qualidade de vida para moradores, seus familiares e amigos. 

Entre as melhorias que o condomínio pode ter estão:

  • Contar com aviso sonoro e tapetes antiderrapantes nas áreas da piscina;
  • Pista tátil em toda espaço externo do condomínio para melhorar a locomoção de deficientes visuais;
  • Banheiros adaptados para PNE nos espaços de lazer;
  • Corrimão nas rampas de acesso de todo o condomínio, facilitando a movimentação de cadeirantes e para apoio dos idosos;

 

 

Essas melhorias também podem ser realizadas no apartamento de um condômino. Ainda mais quando no local mora algum parente que necessite de cuidados especiais. Dessa forma, é possível adequar melhor a mobilidade do espaço. 

Saiba que a taxa de condomínio é coletada para ser aplicada em reformas pontuais e melhorias do prédio. Em outras palavras, não se sinta intimidado em levantar essas propostas em alguma assembleia. 

Gostou das dicas que trouxemos hoje? Se quiser saber mais sobre a vida condominial, acompanhe o nosso blog. Toda semana trazemos um conteúdo informativo diferente.