A vida de mãe em condomínio

Iniciamos a semana que culmina com o Dia das Mães, celebrado no domingo. Por esse motivo, nada melhor que falar um pouco sobre como é a vida dessa presença tão importante na família, especialmente quando se vive em condomínio. 

A gente sabe como uma mãe dedica muito tempo do seu dia a dia na vida dos filhos, seja dando carinho, estando presente nas primeiras conquistas ou incentivando o tempo inteiro. 

Mas e em um condomínio, como será que uma mãe pode agir para cuidar bem da sua família? Leia esse artigo até o final e confira algumas dicas.

Saiba mais: Plantas para apartamento: vantagens que vão além da decoração do seu lar

Os desafios de uma mãe para criar seu filho em um condomínio

 

Se cuidar de um filho é algo desafiador para as mães, quando se vive em um condomínio, cercado de outras famílias e crianças, a tarefa pode ser ainda mais desafiadora.

Atualmente, muitos condomínios são estruturados, pensando mais no espaço da área comum do que a área privativa (o apartamento). E isso, acaba influenciando nos locais destinados para recreação, como playground, piscinas, quadras, parquinhos, entre outros. 

E mesmo dentro de casa, é preciso saber como gastar toda a energia das crianças, sem atrapalhar o sossego dos outros moradores do condomínio. Por esse motivo, é preciso estar atenta aos cuidados na utilização das áreas em comum, principalmente quando não tem um acompanhamento.

 

Os cuidados que uma mãe deve ter com os filhos no condomínio

Tendo em vista todo o cenário de como é viver em condomínio, algumas dicas podem ser úteis para as mães utilizarem com os filhos no prédio. Confira abaixo.

 

  1. Quando seu filho for brincar e utilizar as áreas comuns, o melhor cenário é ter um responsável acompanhando as atividades;
  2. Crianças menores de 10 anos não devem ficar sozinhas nos espaços comuns, em ambientes reservados ou utilizar elevadores;
  3. Lembre-se de ensinar sobre assuntos domésticos e diários desde a mais tenra idade. Porém, é essencial ficar de olho nas atividades para evitar acidentes ou mesmo infrações;
  4. Atualmente, mais do que nunca, é fundamental que os pais estabeleçam uma conexão mais próxima com seus filhos, dialoguem com eles, compreendam e cultivem uma relação além do ambiente familiar. Isso se deve ao fato de que estamos cada vez mais expostos a problemas mentais e as crianças não estão isentas dessas questões. É imprescindível adotar medidas preventivas e oferecer acompanhamento adequado para garantir o bem-estar e a prosperidade das nossas crianças.

 

Além dessas dicas, é preciso ter em mente que nesse momento de crescimento, a proximidade pode ser uma boa oportunidade de trocas com as crianças. Uma mãe não vai apenas ensinar, mas também pode aprender com os filhos, transformando essa experiência ainda mais prazerosa para todos. 

Fique por dentro: 5 tendências para condomínios em 2023

 

Gostou desse artigo? O que acha de compartilhá-lo com as mamães do seu condomínio? Aproveite para ler o nosso blog e ficar por dentro de mais dicas sobre a vida condominial.